No 4º Ano da EMEF Professor Francelino Dorneles, um dos conteúdos desenvolvidos pela pofessora Fátima Klaesner foi diferenciar as características entre os espaços geográficos Urbano e Rural.
Como os alunos já experimentam o espaço Urbano no seu dia a dia, foi facil construir o conceito e suas características. Já construir o conceito e as características do espaço Rural, precisou ser trabalhado através de uma forma mais concreta, porém extremamente lúdica.
Optou-se por um game on-line (http://www.ojogos.com.br/jogo/the-farmer.html) conhecido como "The Farmer".
É um jogo simples, com um layout bem agradável e de fácil manuseio. Além de trabalhar a questão dos diferentes espaços a professora pode explorar a matemática e o sistema monetário, o meio ambiente, a textualização através da redação que os alunos fizeram ao termino do jogo, a questão sócio cultural, entre outras coisas.
Na realidade tudo foi motivo para se desenvolver o conhecimento das crianças e da melhor maneira possível, se divertindo.
O jogo apresenta a seguinte interface:
New game para iniciar o jogo. |
Espaço para a inclusão do nome. |
Deve ser explicado ao aluno o que ele deve fazer. |
Interface principal do jogo. |
Ir ao mercado para adquirir as sementes. |
Pantar e regar os canteiros. |
Ir para casa e mudar de dia. |
Regar a plantação para crescer. |
Colher os frutos para adquirir dinheiro. |
Os frutos devem ser guardados no baú. |
Com dinheiro há possibilidade de comprar animais. |
Os animais devem ser alimentados com ração. |
O professor deve mostrar ao aluno que para render frutos todos os dias ele deve aprender a planejar e trabalhar, somente desta forma no jogo ou na vida teremos rentabilidade e um futuro próspero.
Abaixo temos dois texto produzidos pelos alunos da turma após o jogo:
COMO ADMINISTREI MINHA FAZENDA
Hoje fui comprar batata na loja de legumes cheguei em casa e plantei as batatas na minha horta e molhei e coloquei veneno para os inseto e fui dormir. No dia seguinte eu acordei e fui molhar as batatas e passei veneno. Quando eu acordei tirei as batatas da horta e ganhei R$ 1.420,00 e sai de casa e fui comprar uma galinha, só que eu esqueci a ração e fiquei com R$ 70,00, cheguei em casa e fui dormir. De manhã levantei e não achei a galinha fiquei sem galinha. Fiquei sem galinha e sem batata! Na manhã seguinte consegui dinheiro e comprei cenoura e rabanete. Plantei, molhei e coloquei veneno. E fui dormir.
Na manhã seguinte fui colher as cenoura e rabanete e consegui R$1.940,00. Fui comprar uma galinha, ração e também milho. De manhã fui tratar a galinha e depois fui molhar os milhos e colocar veneno e fui dormir. Acordei e fui dar ração para a galinha e depois fui dar água e veneno para os milhos e fui dormir e coloquei o despertador.
Cheguei a conclusão que para ter lucro é preciso muito trabalho.
Nicole Indenhock Windberg
COMO ADMINISTREI MINHA FAZENDA
Na fazenda eu plantei rabanete, tomate, cenoura e reguei. Nasceu rabanete, cenoura e tomate. Comprei uma galinha e adubo para a planta. Adubei, passei veneno e molhei. Estava cansado do trabalho, fui descansar. No dia seguinte resolvi dar uma olhada no meu negócio. E vi que é muito gostoso trabalhar na fazenda. Trabalhando direito se consegue lucro. Então, já estava boa para ser feita a colheita e após a venda.
Jean Lucas Portela Lima